Responsabilidade social e ambiental
A Romano Diesel trabalha para incorporar os aspectos ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês), em toda a dinâmica dos seus negócios. Os temas ESG passaram a ganhar ainda mais força a partir de 2023, quando a empresa aderiu aos ODS. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Nesse sentido, a empresa estabeleceu uma série de temas prioritários que envolvem o seu plano de ação e o acompanhamento para o cumprimento da agenda.
A empresa conta ainda com uma robusta estrutura de governança corporativa, conduzida por profissionais, consultores, psicólogas, técnico de segurança e cujos instrumentos estão em permanente atualização e aprimoramento. Buscando contribuir para o seu aprimoramento contínuo, a Romano Diesel realiza constantemente avaliações abrangendo as funções de ouvidoria, compliance, privacidade de dados, governança, gestão de riscos e controles internos das suas principais atividades.
Integrada com a vivência pessoal de seus diretores, sempre esteve atenta ao seu papel como protagonista e desde a sua fundação mantém uma reserva legal, mais do que isso, conta com sistema de geração de energia solar, reservatório para aproveitamento e utilização de água da chuva na higienização de toda a sua frota, além de outros sistemas para controle e reaproveitamento de recursos. Para gerenciar as sobras de materiais em nossa produção, contamos com um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Programa de Coleta Seletiva em cada uma de nossas Unidades. Por meio deles, armazenamos e destinamos, de maneira ambientalmente adequada, todos os nossos resíduos.