Romano Diesel adere à campanha Setembro Amarelo
03.09.2024 - 13:45:00 | 2 minutos de leitura

O mês de setembro marca a campanha de conscientização sobre
prevenção ao suicídio, popularmente conhecida como Setembro Amarelo. O
principal objetivo é a promoção da importância de discutir e promover ações
sobre a saúde mental. A Romano Diesel, assim como em outros anos, aderiu ao
movimento.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados pela
Agência Brasil, indicam que, todos os anos, são registrados mais de 700 mil
suicídios em todo o mundo. A entidade alerta ainda para os chamados episódios
subnotificados, que podem chegar a mais de 1 milhão de casos anualmente. No
Brasil, a estimativa é de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por
dia. De 2010 e 2019, o país registrou cerca de 112,2 mil mortes por suicídio.
Ajuda
Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio por meio do telefone 188, além das opções chat e e-mail.
Escuta Romano
A saúde mental é um aspecto fundamental do bem-estar humano,
tão importante quanto a saúde física. Ela abrange nossas emoções, pensamentos e
comportamentos, influenciando diretamente a qualidade de vida e a capacidade de
interagir com o mundo ao nosso redor.
Nesse sentido nasceu o programa “Escuta Romano”, com o
propósito de cuidar dos colaboradores da empresa. Com o apoio de duas
psicólogas, a escuta oferece um espaço acolhedor e confidencial para que as
pessoas possam cuidar da sua saúde mental, receber orientação profissional e
encontrar o equilíbrio para uma vida mais plena.